Fórum Estadual de Geoprocessamento - RJ


Mesas Redondas no Congresso Brasileiro de Cartografia - 1997.
03/09/1997 09/09/1997 - Mesa Redonda no IAG'97/XVIII Congresso Brasileiro de Cartografia.


Modelos de Gestão da Informação para Geoprocessamento
Prof.Mauro Mello - COCAR e D.Cart/UERJ, Edgar Fagundes Filho - CODEPLAN/DF, Sérgio Costa - IPLANRIO, Nancy Machado e Marco A. Perna - FGeoRJ, Cláudia Werneck - IGA-MG, David Candemand - CIDE/RJ.

Edgar Fagundes apresentou o SICAD - Sistema de Cartografia Digital do Distrito Federal, envolvendo um mapeamento digital já existente na escala 1:10.000 e o desenvolvimento de um mapeamento cadastral 1:2.000.
Cláudia Werneck apresentou o GEOMINAS - Sistema Estadual de Geoprocessamento.
David Candeman apresentou o mapeamento digital cadastral dos municípios da Baía da Guanabara salientando o desenvolvimento institucional do geoprocessamento nas prefeituras.
Sérgio Costa do Iplanrio, apresentou o SIGEO, salientando a integração entre o Iplanrio e as diversas secretarias e concessionárias de serviços.
Prof. Mauro Pereira de Mello, Cocar, Dep.Cart./UERJ e IBGE, falou sobre a propriedade e o direito no contexto da cartografia digital.


Prof. Mauro Pereira de Melo. COCAR, IBGE e D.Cart./UERJ


Integração da Informação à Nível Estadual: Caso da Bacia de Sepetiba.
SEHAF-RJ, Pedro Brando - CDRJ, Sérgio Costa - Iplanrio, Nancy Machado e Marco A. Perna - FGeoRJ ,Vera Pinheiro - CIDE - SECPLAN, Jeanine Claper, Isaura Fraga - SEMA-RJ, Flávio Lira - PNUD, Sérvulo Rangel - SOSP-RJ, COPPE/UFRJ, Christovan Barcellos - CICT/Fiocruz

Vera Pinheiro - F.CIDE, apresentou o Mapeamento Convencional e Digital do RJ, que tem o propósito de dotar a administração do RJ de instrumentos de planejamento e monitoramento das áreas de riscos.
Isaura Fraga, superintendente de estudos ambientais da SEMA, apresentou o Macroplano da Bacia de Sepetiba, que irá estabelecer as bases de um modelo de gestão em saneamento ambiental.
Christovam Barcellos - Fiocruz, enfatizou a utilização de dados secundários e o intercâmbio.
Sérvulo Rangel da SOSP expôs as ações na área de geoprocessamento que estão sendo executadas pela SOSP.
Giovani Guidonni, da Sec.Mun.de Urb. da Pref. Mun. de Nova Iguaçu, expôs o projeto, elaborado em convênio com a SEHAF o Instituto Francês.
Erivelto Pires Guedes - COPPETEC, apresentou o desenvolvimento do Plano Diretor de Linhas Intermunicipais.
Carlos Matos - SMO, expôs sobre o desenvolvimento das obras de drenagem na Bacia de Sepetiba.
Sérgio Costa - Iplanrio, apresentou a consultoria técnica que a Secretaria Executiva do SIGEO prestou a Coordenadoria de Drenagem, ambos do município do Rio.
Pedro Brando da Companhia Docas - CDRJ, apresentou as etapas da ampliação do Porto de Sepetiba.