Módulo I
1. Projeto
O ArcView é um software de GIS produzido pelo Environmental Systems Research Institute, Inc. (ESRI). Um GIS é um sistema automatizado usado para armazenar, analisar e manipular dados geográficos, ou seja, dados que representam objetos e fenômenos em que a localização geográfica é uma característica inerente à informação e indispensável para analisá-la.
A manipulação das informações no ArcView está organizada em projetos. Quando o programa é aberto, apresenta-se uma janela de Gerenciamento de projetos(Untitle) que permite a abertura ou manipulação de documentos existentes.
A abertura de um projeto é feita pelo menu principal no diretório onde os projetos estão armazenados, no comando Open project como mostra o quadro abaixo:
No exemplo abaixo, o projeto aberto é denominado World.apr e vem acompanhado, como todo o projeto do ARCView, com uma extensão apr:
1.1 - Os Documentos de um projeto
Cada projeto pode ser composto por vários documentos que se inter-relacionam. No exemplo abaixo, vê-se o projeto World.apr aberto com dois documentos visíveis : um mapa e uma tabela
1.2 - Visualização (View)
Uma visualização é um tipo de documento que mostra a distribuição da informação geográfica. É composto de um mapa que se encontra na lateral direita da janela e uma legenda que se encontra na lateral esquerda. As visualizações são compostas de temas ou camadas que se superpõem na tela, possibilitando a integração de várias informações diferentes. Na legenda do exemplo abaixo, encontram-se cinco temas que compõem o mapa: Maiores cidades, Maiores lagos, Maiores rios, Países e as coordenadas geográficas Latitude e Longitude.
Os níveis podem ser ligados e desligados, bastando clicar-se a legenda do mapa, num box que se encontra na lateral esquerda do nome de cada nível. No quadro abaixo, apenas o tema Países está ligado:
1.3 - Tabelas
Um tema é composto de entidades e cada uma delas pode estar vinculada a atributos que a caracterizam. Os atributos estão dispostos em tabelas formadas por linhas e colunas. Cada linha representa uma entidade singular e cada coluna, um atributo desta entidade. As tabelas são documentos que podem ser acessados pela janela de manipulação de projetos. No exemplo a seguir, vê-se a tabela que está vinculada ao tema Maiores cidades:
As entidades e seus atributos estão lincados, podendo-se acessar uma entidade a partir de seus atributos ou seus atributos a partir da entidade representada no mapa.
1.4 - Gráficos
As informações que compõem uma tabela podem ser representadas graficamente. Para isso, o programa permite que se escolham quais entidades devem aparecer no gráfico e em que tipo de gráfico se deseja apresentar a informação. No exemplo que se segue, a partir da tabela de atributos Maiores cidades, montamos dois gráficos: um de colunas e outro de bolacha que comparam a população das principais cidades brasileiras:
1.5 - Layout
Um Layout é um instrumento de apresentação para impressoras ou plotter, organizando visualizações, gráficos e tabelas num mesmo documento. Cada objeto do layout está vinculado ao objeto de origem, assim, quando se altera um dado em uma tabela, a tabela que se encontra no Layout também é alterada.